Mata Atlântica: cobria todo o litoral paranaense, nas encostas e na Serra do Mar, onde a umidade é maior e as chuvas são mais frequentes. Há espécies de ipês, jacarandás, perobas, cedros, cipós e madeiras de lei. Essa formação vegetal abriga um número elevado e variado de espécies animais, que dependem da preservação desse hábitat natural. É a floresta brasileira que recebeu maior grau de desmatamento. No estado, esse tipo de vegetação encontra-se em várias áreas de reservas protegidas por lei.
Mata Atlântica
Mata de Araucárias: formação florestal que aparece na porção leste e sul do estado, principalmente nas áreas mais altas. A árvore conhecida como pinheiro-do-paraná pode alcançar até 50 metros de altura. Na sua sombra crescem espécies como cedro, canela, imbuia, erva-mate e xaxim. Grande parte dessa floresta desapareceu no século XX devido às empresas de exploração de madeira.
Mata de Araucárias
Floresta Estacional ou Subtropical: esta formação florestal é uma variação do bioma Mata Atlântica e caracteriza-se por estar presente em áreas que apresentam duas estações, uma seca e outra chuvosa. Ocorre em grande parte do território paranaense, que vai do norte ao sudoeste. Entre as espécies de árvores, destacam-se a grápia, o angico-vermelho, o louro-pardo, a canafístula e a guajuvira. Entre as espécies perenes, temos as canelas, o pau-marfim, os camboatás.
Floresta Estacional ou Subtropical
Campos: são formados por vegetação rasteira de gramíneas, em solos pouco férteis. Aparecem em maior quantidade na região de temperatura mais fria do estado, no Segundo Planalto. Essa região, denominada de Campos Gerais, foi rota do tropeirismo no Paraná. Ainda hoje serve como pastagem para o gado. Os campos aparecem no interior, principalmente em Ponta Grossa, Lapa, Palmeira, Castro, Ortigueira, Piraí do Sul, Carambeí e outros.
Campos
Área de ocorrência dos Campos Gerais no Paraná
Existem outras formações de vegetação no espaço paranaense de menor ocorrência, como o Cerrado, a Restinga, os Manguezais, as Várzeas e os campos de altitude.
Vegetação de restinga na Ilha do Mel (PR).
Mangue no litoral. Guaraqueçaba (PR).
Várzea próxima ao Rio Iguaçu. São Mateus do Sul (PR).