Setor primário da economia do Paraná



A atividade agropecuária no estado, em grande parte, utiliza métodos modernos como mecanização e tecnologias de manejo de solo e de sementes selecionadas, os quais permitem alta produtividade. Quase todo o seu território se destina à produção agrícola e à industrialização desses produtos, entre eles: o feijão, a soja, o milho, o trigo, o café, a mandioca, o algodão, a cana-de-açúcar, a laranja.

O café foi o produto de destaque nas exportações das décadas de 1950 e 1960, quando perdeu seu espaço para a soja, mas ainda é produzido em menor escala. Há ainda culturas de amendoim, aveia, canola, centeio e cevada.

A avicultura é destaque na produção e nas exportações. A suinocultura também é bem desenvolvida e fornece matéria-prima para os frigoríficos locais.



A agroindústria é a atividade econômica que usa tecnologia para melhorar a produção, transformar e industrializar esses produtos com o objetivo de comercializá-los em grande escala. Um exemplo é a criação de frangos, abatidos e processados com destino à exportação para outros estados brasileiros e muitos países da Europa e Ásia.

Por isso, o estado do Paraná é conhecido como um estado agroindustrial.

Se a atividade de mineração e pesqueira utilizar maquinários modernos e tiver produção em larga escala, pertencerá ao setor secundário da economia, pois será considerada como atividade industrial.



Desde o século XIX, a região dos Campos Gerais foi ocupada pela atividade pastoril devido à rota dos tropeiros, à vegetação rasteira e às gramíneas, boas para a pastagem de gado bovino e muares.

Atualmente, caminhando junto com a agricultura, a pecuária paranaense apresenta excelentes resultados na economia. Destaca-se na produção de leite, que se concentra principalmente no oeste, no sudoeste e no centro-sul, e que tem os melhores rebanhos de gado leiteiro do Brasil, com animais que produzem mais de 50 litros de leite por dia. Cabe ainda citar a produção de mel e cera de abelha e de casulos do bicho-da-seda.

A criação de gado bovino ocorre em todo o estado, principalmente na região dos campos gerais, onde são criados bovinos para corte e leite.



Carambeí integra com outros municípios da região a maior bacia leiteira do Paraná, que é industrializado no próprio município. A atividade foi introduzida por imigrantes holandeses na região.


Pecuária leiteira, ordenha mecânica.


 Pecuária leiteira, ordenha mecânica.

Pecuária leiteira, ordenha mecânica.




Indústria de processamento da carne de frango (setor secundário). Paraná.


 Indústria de processamento da carne de frango (setor secundário). Paraná.

Indústria de processamento da carne de frango (setor secundário). Paraná.






Fábrica de suco de laranja da Cocamar. Paranavaí (PR).


 Fábrica de suco de laranja da Cocamar,  no noroeste do estado (setor secundário). Paranavaí (PR).

Fábrica de suco de laranja da Cocamar, no noroeste do estado (setor secundário). Paranavaí (PR).